segunda-feira, 28 de março de 2011

BID diz que novelas influencia a sociedade Brasileira!

Estudos feitos pelo BID (Banco Intaramericano de Desenvolvimento) diz que a programação da TV tem sua influencia na mudança do comportamento da sociedade brasileira. Pesquisas compravam que aumento no número de divórcios, consumo de drogas, gravidez na adolescencia e da violência estão direcionadas e ligadas as novelas e a programação televisiva que passam nos principais canais de TV no Brasil.

Aumento no número de divórcios

Segundo os autores das pesquisas Alberto Chong e Eliana La Ferrara a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Rede Globo se torna disponível nas cidades do país. E esse feito é mais forte em municípios menores, onde o sinal é captado por uma parcela mais alta da população local. Para a psicóloga Sônia Pires Ramos, de São Paulo, esses índices são resultado daquilo que a mídia traz para dentro das casas. De acordo com a psicóloga, durante a programação, a mídia vai pulverizando, de maneira subtil, modelos, conceitos e valores, quase sempre diferentes dos valores cristãos, éticos e morais que adoptamos para a nossa vida e irão influenciar diretamente a dinâmica familiar.Segundo a especialista, a comunicação dos membros da família fica prejudicada quando a televisão ocupa o espaço que a família teria para conversar, trocar ideias e falar sobre as suas necessidades, desejos e problemas. “Os prejuízos podem ser irreversíveis: filhos rebeldes, desavenças e separações dos casais e afastamento dos valores e princípios que norteiam o nosso comportamento, neutralizando nas mentes e corações, o temor a Deus e tornando comportamentos altamente nocivos à própria pessoa, à família, à igreja e à sociedade. Isso tem se tornado ‘normal’ e ‘aceitável’, assevera.

Gravidez na Adolescência

Outro estudo realizado pela Rand Corporation e publicado pela revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria, mostra que adolescentes que assistem a muitos programas de TV com conteúdo sexual – sejam cenas ou diálogos – têm probabilidade duas vezes maior de engravidar nos três anos seguintes do que os jovens que assistem a poucos desses programas. O estudo norte-americano é o primeiro a estabelecer uma relação directa entre a exposição de adolescentes a conteúdo sexual na TV e gravidez, tanto em relação às meninas como aos garotos, que assistem aos programas e engravidam as suas namoradas. Ela cita uma pesquisa do Painel Nacional de Televisão do Ibope, publicada no livro Crianças do Consumo, de Susan Linn, mostrando que a criança brasileira é uma das que passa a maior parte do tempo livre diante da televisão, em média 4 horas e 51 minutos por dia. O Brasil está em primeiro lugar, à frente dos Estados Unidos.

Queda da Taxa de Natalidade


Outra influência das telenovelas pode estar relacionada ao tamanho das famílias brasileiras. Estudo realizado no Centro de Pesquisas para Política Económica da Grã-Bretanha afirma que a queda na taxa de natalidade no Brasil está relacionada com a audiência das telenovelas. Segundo o estudo, o tamanho pequeno das famílias representadas nas tramas das novelas brasileiras estaria distante da realidade e influenciaria as mulheres a desejar poucos filhos. Dados do Censo indicam que a taxa de natalidade caiu de 6,3 crianças por cada mulher em 1960 para 2,3 em 2000.De acordo com a pesquisa, esse declínio se deve não apenas pelo hábito de assistir à televisão, mas especificamente pela audiência das telenovelas produzidas pela Rede Globo nas últimas décadas. Para o Pastor e professor de Antropologia Carlos Eduardo Neres Lourenço, é inevitável que a programação da televisão interfira na mudança de comportamento e carácter do indivíduo. Segundo ele, existem quatro elementos que podem interferir na sociedade: religião, política, educação e direito. “A mídia faz parte da educação e com certeza é um dos elementos mais fortes de formação de carácter. E se a educação através da mídia defende valores deturpados, o carácter vai ser formado a partir de valores deturpados”, explica.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz da CPAD