sábado, 16 de julho de 2011

A importancia de ler a Biblia!



A bíblia é um livro muito especial, inspirada por Deus. Com ela aprendemos mais sobre Deus e o que ele pensa. Aprendemos também a ensinar a palavra de Deus, repreender e corrigir falsos ensinos.

Está escrito em 2 Timóteo 3 – 16, 17 que toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Quão Bom é ler a bíblia! Pena que hoje em dia a minoria das pessoas gostam da leitura! Ler também é um exercício, e faz muito bem pra sua mente.
Com a leitura você ganha conhecimento, mais criatividade, a capacidade de argumentar, conhece novas palavras e aprende a usá-las em diferentes situações...

Principais benefícios da leitura
• Aquisição de conhecimento : com a leitura, ampliamos nosso conhecimento sobre assuntos específicos e gerais.
• Estímulo à brincadeira : a leitura ajuda-nos a relaxar, levando-nos ao mundo do faz-de-conta, onde podemos projetar nossas emoções sem nenhum risco.
• Estímulo à criatividade: a leitura mexe com a nossa imaginação, estimulando-nos a desenvolver prazerosamente nosso potencial criativo.
• Desenvolvimento da capacidade de argumentar : a leitura estimula-nos a desenvolver argumentos consistentes e bem fundamentados.
• Ampliação do vocabulário : com a leitura, conhecemos novas palavras e aprendemos a usá-las em seus diferentes e ricos sentidos.
• Incentivo à reflexão e à formação de opinião : a leitura nos incentiva a pensar, a refletir, a formar uma opinião, a pôr em xeque nossas convicções e a chegar a uma conclusão.
• Ampliação do campo de visão : a leitura nos permite "ver" um assunto sob outras perspectivas, o que estimula nossa capacidade de aceitar o novo e o diferente.
• Confrontação de pontos de vista : a leitura nos leva a uma conversa com o autor, o que nos permite reforçar, esclarecer ou mudar nossos pontos de vista.
• Utilização dos recursos da linguagem : a leitura nos permite aprender, com os bons autores, a utilizar, inventivamente, os recursos oferecidos pela linguagem.
• Correção gramatical : com a leitura, aprendemos a escrever bem, de forma correta, pela observação, ou seja, naturalmente, sem esforço.
• Estímulo ao pensamento abstrato : a leitura nos permite perceber a realidade pelo ângulo da fantasia, o que amplia nossa capacidade de pensar sobre o abstrato.
• Estímulo à imaginação : quando lemos, vemos apenas palavras, mas logo formamos cenas na nossa tela mental, o que é muito estimulante para a imaginação.

FONTE: http://www.espelhomagico.net/dicared03.html

Se a leitura te dá vários benefícios, então imagine os benéficos de ler a palavra de Deus? Eu sei que nós quase não temos tempo, mais será que não podemos ao menos parar meia hora por dia? Será que não podemos renunciar algumas tarefas nossas, para ler a bíblia? Será mesmo que não podemos tirar um tempinho que passamos na internet, na televisão, com os amigos, para aprender mais sobre Deus?
Não estou dizendo para você parar tudo, deixar de fazer de tudo. Mais ao menos tenha compromisso com a palavra de Deus, marque um tempinho apenas para ler a bíblia. Independente do horário, leia, seja fiel.

Um aluno chegou para seu professor e perguntou:
- Mestre, por que devemos ler e decorar a Bíblia se nos não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos.
O mestre não respondeu imediatamente ao seu aluno. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois pediu ao aluno:
- Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui.
O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto sujo, desceu os cem degraus de escadaria até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando retornou, já não restava nada. O mestre perguntou-lhe:
- Então, meu filho, o que você aprendeu?
O aluno olhou para o cesto vazio e disse, sarcasticamente:
Aprendi que cesto de junco não segura água.
O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo de novo.
Quando o aluno voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe:
- Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu?
O discípulo novamente respondeu com sarcasmo:
- Que cesto furado não segura água.
O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir as escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo:
- Então, meu filho, o que você aprendeu?
O aluno, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:
- O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo.
O mestre, por fim, concluiu:
- Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa na verdade, é que através deste processo a sua mente e a sua vida ficam limpos diante de Deus.
Já leu a Bíblia hoje? Não deixe de ler.


Você não estará apenas lendo a bíblia, mais sim tendo um encontro com Deus. Ele deseja instruir você. Quer conduzi-lo ao conhecimento da verdade. Peça a Deus sabedoria para que você possa compreender a bíblia, Deus é generoso e dá com bondade a todos, basta ter fé.
Lembre-se, a bíblia é nossa manual de instruções, e se deseja cada vez mais a andar segundo Deus, a imitar Jesus Cristo, a viver nesse mundo, a lidar com os falsos ensinamentos, com os falsos profetas, saber dos sinais da volta de Cristo, saber o porque de sua existencia, como o mundo foi criado, etc...leia a bíblia.
Leia também bons livros que os ajudem a entender a bíblia com mais eficiência, e também a aprender coisas novas. Tudo o que é de boa fama, serve para que o homem de Deus seja perfeito e tenha conhecimento.

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Que o Senhor Jesus Cristo continue vos abençoando.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hb 4.12

4 comentários:

  1. Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe ricamente em todos os seus caminhos, você é muito especial. Continue sempre amando ao Senhor e a sua palavra e com certeza a corôa da vida será sua. Afinal o nosso maior alvo é um dia estarmos aonde Ele está,vivermos eternamente com Ele. Segui-lo é um prazer, fazer sua vontade é dfícil porém muito agradável, estarmos em sua presença é a nossa alegria.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que artigo maravilhoso!!!
    Faço minha ás palavras acima.
    Gostaria de pedir permição para colocar esse artigo em nosso site da asembléia de Deus.
    Obrigada!!! Que Deus te de Muitas palavras como essa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns querido. Que Deus continue te inspirando e dando idéias para que suas palavras possam tocar a muitos assim como ela me tocou também.

    ResponderExcluir