quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Dizimo no Novo Testamento!


O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO

Muitas pessoas acham que dar o dízimo era apenas uma lei do Antigo Testamento. No Novo Testamento, porém, ele ainda é citado, e se tivermos uma boa interpretação, veremos que dar o dízimo ainda é bíblico.

Primeiramente, é bom relembrar que nós não apenas damos "um dízimo", nós devolvemos 10% dos bens e riquezas que recebemos do Senhor. É Ele quem nos dá bens, emprego, etc., e seria justo agradecermos e devolvermos a décima parte, não é mesmo?

Também é importante levarmos em conta que uma igreja precisa de sustento. Ela não tem apoio do governo, e muito menos patrocínio. Um templo precisa dos dízimos e das ofertas para as suas despesas e necessidades diárias, como, por exemplo: para pagar água, energia, etc.; doar cestas básicas; comprar materiais de construções e materias administrativos; e muitas outras despesas. Gostamos muito das festas e eventos que nossas igrejas fazem, mas esquecemo-nos de que tudo envolve dinheiro e gastos.

Indo ao Antigo Testamento, vemos:

"Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário" (Ml 3.10,12).

Muitas pessoas se preocupam em dar o dizimo por causa do destino do dinheiro, ou até mesmo que estará "enriquecendo o pastor". Independente do modo que ele utilizar o seu dinheiro, se no caso for de modo injusto, ele prestará conta a Deus.

Bom, agora vamos ao que interessa: o Novo Testamento fala a respeito dos dízimos? Ele continua obrigatório?

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!" (Mt 23.23). Neste versículo, Jesus nos fala dos dízimos. Quem olhar sem meditar e nem procurar entender esse versículo pode achar que Jesus simplesmente não deu importância ao dízimo. Mas, na verdade, essa passagem nos mostra que: para quê ser fiel nos dízimos e esquecermos os preceitos mais importantes da lei? Ora, Jesus é muito claro: "Fazeis os preceitos mais importantes da lei, mas sem omitir aqueles [dízimos]".

O pastor Ciro Sanches fala sobre o assunto: Ora, ainda que ofertar e dar o dízimo sejam atos voluntários, e não meios de chantagem ou negociação com Deus, não há dúvidas de que também são mandamentos com promessas para o crente, hoje. Se não há muita ênfase ao dízimo no Novo Testamento, também não existem passagens desaprovando esse tipo de contribuição. E, nesse caso, os mandamentos veterotestamentários, conquanto tenham sido dirigidos especificamente a Israel, revestem-se de importância e aplicam-se a nós, como demonstra a Epístola aos Hebreus. Afinal, tudo quanto dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito (Rm 15.4)
.... não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria" (2 Co 9.7). ( Por mais que essa passagem fala de ofertas, devemos tomar como lição dar o dízimo não por necessidade, mas sim com alegria)

O Novo Testamento nos fala muitas outras vezes sobre o ato de dizimar. Ele é um agradecimento, e quem não dá está agindo de má fé para com Deus. Devemos dizimar por amor ao Senhor, e não apenas como uma mera obrigação.

Exemplos de contribuições de "dízimos"

1. Tomemos o caso da viúva pobre. Ela não deu um dízimo, mas dez dízimos - deu tudo (Mc 12.11-44);

2. Zaqueu, depois de convertido, se dispôs a dar metade dos seus bens aos pobres, portanto, cinco dízimos (Lc 19.8);

3. Os coríntios foram convidados a contribuir "conforme a sua prosperidade" (1 Co 16.2).

Espero que tenha sido esclarecido este assunto.

32 comentários:

  1. a DOUTRINA deixada por nosso SENHOR JESUS CRISTO e a maior PROVA DE FÉ, contribuições(de coração) e o que está sendo colocado nos capitulos, não quero t ofender mais voçê esta interpretando tudo errado (dizimo é ordenança), deixe sua sabedoria de lado e deixe o ESPIRITO SANTO TE GUIAR.

    ResponderExcluir
  2. que a PAZ DE DEUS seja contigo, sei q tem vontade de servir a DEUS, q voçê encontre o caminho verdadeiro.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado Nando pelas críticas construtivas, mas eu quis dizer que dízimo é uma ordenança, mas que não devemos dar por sermos obrigados, mas por amor a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Amado nando, ao meu ver você deveria examinar as coisas que lê antes de falar, e então ver se realmente está no caminho certo, a você Raylson, que Deus continue te usando para abençoar esta geração... abraços e paz do Senhor a todos.

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigado Marlon pelo incentivo, fico muito feliz e com Deus, mais disposto a continuar escrevendo o que ele me mostra.
    A paz do Senhor...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu comentário.
    Assim nós leitores, se não entendermos bem o que significa ser dizimista, pode desistir né.
    Mas Deus continuará te iluminando, e você não desistirá.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Tenho a plena consciência de que temos a obrigação de manter a casa do Senhor.

    Por favor leiam abaixo:
    Por quê?

    Não, isso foi apenas uma busca que eu fiz para o meu próprio consumo; era só para tirar algumas dúvidas que assaltavam os meus pensamentos de vez em quando. Na realidade, eu buscava descobrir também os motivos pelos quais nós os pregadores não revelávamos a verdade sobre os pais e a verdadeira identidade e natureza deste filho órfão, adotado pela maioria das igrejas evangélicas, chamado Dízimo, o qual, em alguns casos, se tornou quase senhor delas. Eu queria saber também porque os pregadores, por maioria, adotaram o Dízimo e não quiseram adotar outros irmãos dele, tais como o Sábado, a Primogenitura, a Circuncisão, o Levirato, discriminando-os sem motivos aparentes, pois todos eles foram, igualmente como o dízimo, adotados também pela Velha Aliança (a Lei). Seria porque o dízimo é rico e os seus irmãos, pobres.

    ResponderExcluir
  8. Sou adventista do sétimo dia; tenho dúvidas sobre a abrigatoriedade da devolução do dízimo, porque Deus ama o que da com alegria e não de forma obrigada com o pseudonimo de ser abençoado, porque somos abençoados em Cristo pela sua maravilhosa Graça, e não por dízimos. Se formos dizimar para sermos abençoados entamos sendo farezeu, exigindo de DEUS benção porque somos dizimistas fiéis.
    Acredito que devemos ser voluntários em tudo, inclusive no dízimo.
    A igreja precisa entender que, o dízimo bem como todo um sistema de leis LEVÍTICAS foram abolidas na cruz, nós cristão, devemos sim devolver o dízimo, mas de forma voluntária, ou seja quando acharmos por bem devolver com alegria, e não de forma sistemática como se pratica hoje.
    Cabe salientar que o Novo Testamento faz pouquissimas referencia ao dízimo e quando o faz é para para esclarecer um outro assunto, por exemplo em Hebreus 7 o assunto não é para reforçar a questão dízimo e sim para enfatizar a relação entre Cristo e Melquisedelque

    ResponderExcluir
  9. Pr. Celso, sou pastor e não obrigo a ninguém a dar ou a devolver, apenas lembro aos irmãos que temos contas a pagar e que dinheiro não cai do céu.
    também não digo que se eles forem dizimistas eles serão abençoados, pois a maior benção já foi derremada que é o Senhor Jesus Cristo para nos salvar, digo a você anônimo (poderia ter tido ao menos um pouco de coragem)que Jesus não proibi o dizimo como proibi o Sábado.
    Raylson eu louvo a Deus pela sua vida com 15 anos poderia estar fazendo outras coisas mas esatr preocupado com as coisas de Deus, graça e paz.

    ResponderExcluir
  10. Pastor Celso, muito obrigado pelo incentivo. Fico muito feliz e disposto a continuar a fazer meu trabalho.
    Não respondi ao anônimo por falta de tempo e também por que esqueci.
    Mas muito obrigado mesmo, Deus te abençõe;

    ResponderExcluir
  11. Gostei dos escritos parabéns, mas tem interpretação pessoal também.
    Dar o dizimo na graça ,agora depois da lei é apenas uma questão de fé, ou então teriamos que guardar o sábado etc. Até mesmo Jesus cumpriu a lei, em vida. a nova aliança veio com sua redenção da morte.

    ResponderExcluir
  12. Mateus 23:23

    Jesus afirma claramente que dízimo é lei. eu vivo pela graça, não dou dízimo, mas oferto para os necessitados e Deus tem me abençoado abundantemente.
    aliás, Paulo em coríntios fala sempre de coleta.
    como não participo de nenhum sistema religioso fica mais fácil entender a bíblia e graças ao Todo-poderoso tive esse entendimento.

    Abrão dizimou por quiz-despojos de guerra- Jacó pediu para ser abençoado para depois dizimar-engraçado que não ouço pessoas citando o exemplo de Jaco- mas o de Malaquias todo mundo cita-mas não vai no começo do capitulo_esse mandamentoé para vós SACERDOTES-

    o dízimo era comum na antiguidade-povos antigos davam dízimos em honra a Hercules por exemplo-

    Tenho 46 anos e 30 de seguidor de Jesus, na minha conversão dei todo o meu e jejuava para enganar a fome, tenho revelações como Daniel e José e não tenho medo de me exaltar, pois tudo vem do senhor Jesus e ele que me autoriza a falar.
    Jesus era sustentado em seu ministério, não por dízimos, mas por ofertas de principalmente mulheres generosas, examinei atentamente a bíblia e sei separar lei da graça, Jesus cumpriu toda a lei e nos deixou a graça.
    existe muitas maneiras de sustentar um ministério-ofertas, cantina, venda de títulos de sócio na congregação, festivais, incentivo a doações.
    chega de misturar lei e graça, o Senhor deu cumprimento a lei, nós vivemos pela graça, com alegria, com fé, chega de jugo, de roupas, de dízimo, de cantores que cobram fortunas para se apresentarem em igrejas, de títulos-apóstolos dr, reverendo...

    ResponderExcluir
  13. O DIZIMO NAO E PARA OS DIAS DE HOJE E NAO A MENSAO DO DIZIMO NO NOVO TESTAMENTO E OUTRA COISA TAMBEM NAO A MENSAO DE PATORES PRESIDENTE E NEM DE PASTORE LIDER PASTOR NA BIBLIA E JUNTAR O REBBANHO DE DEUS CONDUZIR AS OFELHAS E NAO LIDERAR NAO A MENSAO DOS APOSTOLOS SOBRE PASTOR LIDER PASTRO PRESIDENTE E COISA DO MUNDO O HOMEM QUEM VEZ ESSA LEI COMO A IGREJA CATORICA PAPA E CATOLICA PASTOR IGREJA MODERNA OS APOSTOLOS NA FALAVAM EM LIDERANÇA NA IGRESA NAO TEMOS PASTORES LIDERANDO A IGREJA NA BIBLIA SAGRADA COMO TAMBEM NAO TEMOS OS PAPAS COMO LIDER DA IGREJA SO TIAMOS PRESBITERO A DIACONO BISPO FOI CRIADO PELO CREMENTE E INACIO 170 DC E A PALAVRA CATOLICA E AS IMAGENS POR CARLOS MAGNO VEJAM NAO E BIBLICO PASTOR SER LIDER DA IGREJA COMO TAMBEM NA E BIBLICO PAPA LIDER DA IGREJA QUEM PREGAVA ERAM OS EVANJELISTAS PRESBITEROS E OS APOSTOLOS CADE OS PASTORES POR ACASO OS APOSTOLOS ERAM PASTORES OU TEM ALGUMA MENSAO NA BIBLIA SAGRADA.

    ResponderExcluir
  14. Quem tiver pleno conhecimento da verdade que se manifeste com honra, e eu acho que que ninguem aqui tem, por que cada um defende seu proprio ponto de vista, e sua doutrina, e por falar em doutrina,..alguem conhece a sa-doutrina, ou alguem já alcançou um nivel espiritual proximo ao de Jesus naqueles dias, alguem já fez um morto levantar de seu tumulo depois de alguns dias ou alguem seria capaz de morrer numa cruz pelos seus inimigos...acho que estamos sendo radicais pra não falar que julgamos a crença do próximo,...cada um permaneça onde foi chamado (por Deus é claro)...

    ResponderExcluir
  15. meu querido parabens por sua coragem,hoje em dia muitos crentes nao sabem separar a lei moral da lei cerimonial,por isso adotam os primos judeus e nao os irmao cristaos,de seu dizimo nao importa como vai ser usado,vc vai ser abencoado,e quem usar mal vai pagar caro,nao desanime pelas criticas,Deus abencoe vc

    ResponderExcluir
  16. Hahaha, salve salve irmãos,, Muito obrigado pelo incentivo Londonthin, irmãos que não querem dar dizimo hoje em dia são muitos, haha

    ResponderExcluir
  17. Também fala de dizimo em Mateus 23:23 / Lucas 11:42 / Hebreus 7:1-10.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Caro Raylson na minha congregação o pastor sempre falava que não dava dizimo roubava de deus e ia para o inferno me deixava com sindrome de culpa.depois que li que o dizimo foi figurado como lei para o povo de israel,para o sustento da tribo de levi e para o Templo então era lei,e hoje eu vivo pela graça amém

    ResponderExcluir
  20. Uma coisa so que me confundi. Bem no velho testamento fala realmente no dizimo agrícola, porem no novo testamento ainda não vi, talves por não saber onde esta. Não sou dizimista, porém sempre que posso dou minhas afertas sobre trabalhos executados, pois sou aposentado

    ResponderExcluir
  21. São nessas horas que vemos as pessoas e seus apegos materiais. O cara vai ficar com 90% e não está bom pra ele ainda. Vc está dando mais ao governo pagando imposto que pra obra de Deus.

    ResponderExcluir
  22. ÉE verdade, devido as muitas obrigações que ando cumprindo, não tenho tido muito tempo para responder os comentários.
    Mas achei muito interessante o comentário acima. Deus é muito genoroso e nos abençoa grandiosamente, nada mais justo do que devolvermos 10% não é?
    Mas mesmo assim, tem pessoas que preferem gastar o seu dinheiro todo, pagando impostos ao governo do que pelo menos ajudar a igreja em que congrega (Nesse caso, não entra em assunto, o fator de o Pastor usar o dinheiro de maneira errada, isso é outra assunto e ainda mais sério).
    Mas muito obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  23. O autor sete estudo esuqeceu-se que Jesus estava falando aos dosuotres dA LEI. Não para a época da graça.

    ResponderExcluir
  24. Caro Anônimo, muito obrigado pelo seu comentário, acho interessante terem pessoas tanto a favor como contra para debatemos sobre o assunto.
    Essa sua afirmação foi respondida por dois pastores:

    O pastor Pr. Roberval Leite Andrade da Igreja Evangélica Congregacional fala sobre isso:
    Alguns argumentam que Jesus estava se referindo aos fariseus e hipócritas e não aos crentes da nova dispensação. Esquecem que Jesus também disse que se a nossa justiça não excedesse em muito a dos escribas e fariseus, jamais entraríamos no reino dos céus.

    O pastor PR. Isaias Lins comenta:
    Pois bem, mesmo assim, ainda aparecem pessoas ANTIDIZIMISTAS, dizendo que Jesus se referia apenas aos fariseus hipócritas. Só não entra na minha cabeça é que a recomendação de Jesus no mesmo texto, para que pratiquem a fé, a misericórdia e o juízo, o antidizimistas as aceitam, mas, quando lêem Jesus recomendando para que não deixem de dar o dízimo do endro, do hortelã e do cominho, parece que ficam cegos.

    ResponderExcluir
  25. Irmão, passei mais de 24 anos acreditando no dízimo no NTestamento. Hoje, percebo que não aparece o dízimo no NTestamento como obrigatoriedade. Não tem versículo que prove que a ordenança, anual, destina aos sacerdotes levíticos, faz parte da graça. Penso...se dizimar fosse escriturístico no NT e há aqueles que não são fieis, portanto, MAL 3.10 são ladrões de Deus e sabe-se que nenhum ladrão vai entrar no reino. Vejo, sim, que existe ofertas voluntárias e que dígno é o trabalhador do seu salário mas não vejo o dízimo como uma ordem. Por favor, estou a 2 dias com pensamento mudado. Irmão, seja como os crentes de Beréia, não acredite no que escrevo, faça como eu, procure analisar o texto bíblico, comparando e estudando o assunto e concluírá que não existe argumento bíblico. O dízimo foi uma ordem válida durante a lei, que após a morte de Cristo não foi mais citado. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  26. A paz Anônimo,

    Se não ha nenhuma passagem aprovando o dízimo, também não ha nenhuma desaprovando. Se você é de alguma igreja, você não acha justo ajuda-la com as despesa como água e energia?
    De forma alguma, Jesus fala sobre o dízimo em Mateus 23.23 e ele não desaprova o dízimo, apenas diz que não adianta ser fiel aos dizimos e esquecer os preceitos mais importantes da lei, que é o amor, a justiça!
    Bem observado, e concordo com vocÊ, devemos ser como os crentes de Bereia, e analisar tudo.
    E, nesse caso, os mandamentos veterotestamentários, conquanto tenham sido dirigidos especificamente a Israel, revestem-se de importância e aplicam-se a nós, como demonstra a Epístola aos Hebreus. Afinal, tudo quanto dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito (Rm 15.4)

    ResponderExcluir
  27. Só um lembrete, meu amado: Em Mt 23.23, Jesus está falando aos escribas e fariseus; ou seja: aos Judeus. A nova Aliança começou com a morte vicária do Senhor Jesus. Nossas igrejas bem que poderiam confiar na direção/provisão do Espírito Santo e viver das ofertas voluntárias dos fiéis.
    José Pereira - Assembléia de Deus, Arcoverde/PE

    ResponderExcluir
  28. Caro José Pereira,

    O pastor Pr. Roberval Leite Andrade da Igreja Evangélica Congregacional fala sobre isso:
    Alguns argumentam que Jesus estava se referindo aos fariseus e hipócritas e não aos crentes da nova dispensação. Esquecem que Jesus também disse que se a nossa justiça não excedesse em muito a dos escribas e fariseus, jamais entraríamos no reino dos céus.

    O pastor PR. Isaias Lins comenta:
    Pois bem, mesmo assim, ainda aparecem pessoas ANTIDIZIMISTAS, dizendo que Jesus se referia apenas aos fariseus hipócritas. Só não entra na minha cabeça é que a recomendação de Jesus no mesmo texto, para que pratiquem a fé, a misericórdia e o juízo, o antidizimistas as aceitam, mas, quando lêem Jesus recomendando para que não deixem de dar o dízimo do endro, do hortelã e do cominho, parece que ficam cegos.

    ResponderExcluir
  29. A paz do Senhor Jesus.

    Dízimo está relacionado à Provisão de Deus. À criação, à soberania de Deus. Também aponta para buscar Jesus, o dízimo de Deus em primeiro lugar.
    Portanto dar dízimo não salva ninguém, mas receber pela fé, o verdadeiro dízimo, que é o Senhor jesus, é que nos faz capaz, dignos de sermos dizimistas, ofertantes voluntários.
    A salvação nos é dada pela fé que vem de Deus. Ser dizimista é entender que já somos abençoados em Cristo. Recebemos o melhor de Deus e damos as primícias, o melhor do pouco que temos, que podemos dar voluntariamente, para Deus.
    Dar dízimo é agir, tomar atitude para sevirmos a Deus em todas as áreas de nossa vida. É buscá-lo enquanto se pode achar.
    Dez por cento, é um conselho de Deus para não nos afastar do seu amor. Para sermos gratos, reconhecermos como o Todo Poderoso, o provedor, o dono de tudo. Torna-se uma responsabilidade, dever moral, missão cumprirmos o IDE de Jesus, voluntariamente.
    Deus nos deu a fé para o servirmos generosamente. Somos livres, libertos do jugo da servidão para carregar o jugo leve e suave da graça de Jesus. Somos dizimistas por decisão voluntária, por amor, pelo mover do Espírito Santo.
    É Deus quem nos ajuda a sermos fiel para seguirmos Jesus com o pouco de nosso melhor.

    Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  30. A paz do Senhor Jesus.

    Dízimo está relacionado à Provisão de Deus. À criação, à soberania de Deus. Também aponta para buscar Jesus, o dízimo de Deus em primeiro lugar.
    Portanto dar dízimo não salva ninguém, mas receber pela fé, o verdadeiro dízimo, que é o Senhor jesus, é que nos faz capaz, dignos de sermos dizimistas, ofertantes voluntários.
    A salvação nos é dada pela fé que vem de Deus. Ser dizimista é entender que já somos abençoados em Cristo. Recebemos o melhor de Deus e damos as primícias, o melhor do pouco que temos, que podemos dar voluntariamente, para Deus.
    Dar dízimo é agir, tomar atitude para sevirmos a Deus em todas as áreas de nossa vida. É buscá-lo enquanto se pode achar.
    Dez por cento, é um conselho de Deus para não nos afastar do seu amor. Para sermos gratos, reconhecermos como o Todo Poderoso, o provedor, o dono de tudo. Torna-se uma responsabilidade, dever moral, missão cumprirmos o IDE de Jesus, voluntariamente.
    Deus nos deu a fé para o servirmos generosamente. Somos livres, libertos do jugo da servidão para carregar o jugo leve e suave da graça de Jesus. Somos dizimistas por decisão voluntária, por amor, pelo mover do Espírito Santo.
    É Deus quem nos ajuda a sermos fiel para seguirmos Jesus com o pouco de nosso melhor.

    Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  31. Paz, meu amado irmão Raylson, que Deus continue iluminando o seu caminho. Nunca deixe que as críticas venham te entristecer. " negar o dízimo deliberamente, nos mostra o quanto somos materialistas, e não estamos priorizando o Reino de Deus - assim como ensinou Jesus, buscar o Reino de Deus - ou como pensamos que ajudamos as nossas viúvas, os nossos orfãos ou aqueles que estão passando por dificuldades. Não temos ajudas governamentais, se não pagarmos os nossos impostos, os nossos próprios governantes - que no caso essas pessoas seriam de suas responsabilidades - seriam os primeiros a obrigarem os templos a fecharem as suas portas, por não contribuírem com o governo. " Além disso a passagem de Malaquias 3;10, vemos de Genenis a Apocalípse, a único texto em que Deus tem permitido ao homem fazer prova Dele, e ainda sim com promessa. Em todas as outras Deus nos manda não tentar-mos a Ele, ou, não testa-lo. Outro sim, tenho visto as maravilhas Dele na minha vida por ser fiel, meses em que acharia ser necessário utilizar o dízimo para pagar alguma conta, Deus fez o milagre que ainda devolvi o dízimo e deu até para comer uma pizza. kkkk. Vale a pena ser fiel nos dízimos e ofertas, pois como o próprio Senhor diz: " eu derramarei bençãos sem medida." Fica na paz e um abraço

    ResponderExcluir
  32. Achei tudo muito interessante. Curioso é o fato de nós (reles membros de alguma denominação termos de dizimar para cuidar da "casa e Deus'(sabendo que isso envolve sustento, roupas,passeios, carros, jatinhos, viagens ao exterior,sitios, imóveis e outros infindáveis bens "necessários" à vida abençoada do pastor e sua família) e o pastor não poder esperar na provisão divina . Sou de uma denominação que quem não é dizimista é taxado de'não abençoado' e 'não abençoador". Pastores dizimam? Eles são tão próperos. E o irmãozinho que deixa de pagar até o gás para dizimar? Será porque o "devorador' o ataca? Temos que buscar a verdade à luz da Palavra e não sermos alienados ao que o homem ensina, espiritualizando aquilo que é de sua conveniência. Porque igreja NENHUMA pede dizimo de nosso tempo? Porque não cobram para ganharmos almas para o reino? É tudo muito claro!!! Só não vê quem ainda não recebeu o colirio de apocalipse 3

    ResponderExcluir