segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A conduta do Adolescente Cristão e o mundo!

Textos Bíblicos: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. (Felipenses 2.14-15)

“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem os exemplos dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite”. (Salmos 1.1-2)

Introdução: Baseados nesses versículos aprenderemos acerca do verdadeiro comportamento do Adolescente cristão em meio a uma sociedade corrompida e perversa. Aprenderemos também acerca da verdadeira vontade de Deus para as nossas vidas, que é viver uma vida correta e dedicada para a sua glória.

Mundo corrompido e perverso
A cada dia que passa fica mais difícil viver neste mundo. As coisas que o mundo oferece são tentadoras e prazerosas para a nossa natureza humana.
A mídia tem feito com que muitas coisas abomináveis aos olhos do Senhor se tornassem normais. Vivemos em meio a uma sociedade em que os valores e princípios bíblicos vêm sendo deturpados.
A cada dia surgem modismos e mais modismos que atrapalham o crescimento espiritual do jovem cristão. Já não se é de impressionar que as “raves” e “shows” denominados de gospel fazem muito sucesso entre os jovens cristãos.
Como consequência, vemos jovens que não se preocupam em viver uma vida de santidade, a sua comunhão com as trevas tem atrapalhado o adolescente cristão a crescer fazendo a vontade de Deus desde os dias da sua mocidade.
É baseado nesses e outros fatores, que falarei a respeito da verdadeira conduta cristã, para vivermos de forma correta em meio às trevas.
É mais que necessário que o jovem cristão saiba se comportar em meio a falsos ensinos da mídia, a qual por meio de novelas nos ensina que sexo antes do casamento é normal.
É importante o jovem saber se comportar em meio às pessoas não-cristãs, pois fomos chamados para influenciar, e não ser influenciado (Romanos 12.2)
O crente deve saber que amizade com o mundo é inimizade com Deus, e que não pode haver comunhão entre as trevas e a luz.

Tempos de relacionamentos
A fase da adolescência é a fase mais complicada da vida. É nessa fase que passamos a decidir sofre o futuro de nossas vidas, passamos a definir nossas amizades e decidimos também querer curtir do que chamamos do melhor do que a vida pode oferecer.
Nessa fase é impossível não nos relacionarmos, pois temos a necessidade de estudar e trabalhar. É de extrema importância que o crente saiba que nesse tempo, ele estará lidando com pessoas que não querem saber de Deus, e que as más companhias estragam os bons costumes (1 Co 15.33).

Exemplo de Quatro Jovens
A bíblia nos conta a história de quatro jovens que marcaram a história da nação mais poderosa do mundo naquela época. Essa era a Babilônia, que era uma nação corrompida e perversa.
O rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém e capturou alguns jovens de boa aparência, inteligência e perfeição física. Entre esses jovens estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Os quatro jovens seriam obrigados a adotar os costumes da Babilônia, mais eles resolveram não se contaminar com aquela sociedade permissiva e perversa, cujas obras fugiam dos ensinamentos bíblicos.
Que exemplo! Assim também deve ser a nossa conduta! Não se conformar com o mundo e não seguir os seus maus costumes, acima de tudo devemos amar a Deus e ser fiel a ele, além de obedecer aos seus mandamentos.
Nós devemos viver como astros reluzentes numa sociedade em trevas (Fl 2.15)
Vivemos em meio a uma sociedade em que o sexo é totalmente banalizado. A mídia nos ensina que podemos praticar e gozar dos prazeres do sexo a qualquer momento, o que importa é se prevenir. Nas escolas aquele que é virgem é motivo de chacota para os “amigos”. Todo crente deve saber que esse ensino é antibíblico! Todos nós sabemos que sexo é só depois do casamento.
Devemos permanecer fiel até o fim. É dever de todo cristão ser excelente em tudo o que fizer, e não se misturar com os valores e ensinos que contradizem as verdades bíblicas.
Não é que devemos se isolar das pessoas não-cristãs, o que devemos fazer é influenciá-las em toda a nossa maneira de viver, para que o nome do Senhor Jesus Cristo seja glorificado, e que elas possam ver as boas obras que há em nós.

Duas formas de Viver
Na vida espiritual podemos viver obedecendo a palavra de Deus ou não. Podemos escolher a conduta que desejamos assumir: Ou vivemos como um verdadeiro cristão temente a Deus, ou vamos pelas ideias da maioria, vivemos no pecado e nos esquecemos de Deus. Qual é a sua escolha?
Lembre-se de Daniel e seus amigos que preferiram viver obedecendo a Deus, em vez de viver como os babilônicos.
Para seguir a Jesus Cristo é necessário crucificar os desejos da nossa natureza humana.
Vale lembrar que obedecer aos mandamentos do Senhor significa colocar nossa vida em risco, significa suportar ofensas e perder a amizade com as pessoas não-cristãs.
Jesus Cristo nos disse que para segui-lo, é necessário estar apto a sofrer por amor ao seu nome. (Mt 13.38).
Daniel foi jogado na cova dos leões e junto com seus amigos na fornalha ardente, mas o Senhor Todo-Poderoso, os recompensou pelas suas obras, Cuidou deles e por último, os abençoou.

A importância da conduta cristã
Os nossos comportamentos e ações devem ser fundamentada na bíblia, que é a nossa única regra de fé e prática. Em Timóteo 3.15-17 diz: “E, desde menino, você conhece as Escrituras sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a escritura sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações”.
O adolescente cristão deve se comprometer em ler e meditar na palavra do Senhor diariamente, pois fazendo isso, tudo lhe correrá bem, e será realmente chamado de um verdadeiro adorador, que adora ao Pai em Espírito e em Verdade.
Como Purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra (Sl 119.9).
A conduta cristã tem que ser lida e colocada em prática, pois da mesma forma que o corpo sem Espírito está morto, a fé sem ações também está morta.
Não adianta saber que devemos ser sal para a terra e Luz deste mundo, e não colocar em prática os ensinamentos da bíblia em nosso viver diário.
A bíblia diz: “Quem ouve os meus ensinamentos e vive de acordo com ele é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e vento soprou com força contra aquele casa. Porém ela não caiu, pois havia sido construída na rocha”. (Mateus 7.24-25)

A vida que agrada a Deus
A partir do momento em que colocamos em prática aos ensinamentos da bíblia, que é a Palavra de Deus, passamos a ter uma vida correta perante Deus.
Devemos buscar a Deus, porque temos a natureza humana que vive em guerra contra o Espírito de Deus, que habita em nós. Quem irá vencer essa guerra?
Aquele em que estiver mais bem alimentada com a palavra de Deus. Aqueles que buscam a Deus, e tem o Espírito de Deus em suas vidas, tem domínio sobre o pecado, e está apto a fugir dos desejos da carne, para viver uma vida agradável para Deus.
Não devemos seguir as regras e valores pecaminosos deste mundo, pois nós estamos nesse mundo, mas não pertecemos a ele, porque somos cidadãos do Céu.
Devemos pensar nas coisas que são do alto, e não das que são aqui da Terra.
Devemos crucificar os desejos da nossa carne, que deseja as imoralidades sexuais, a indecência, as paixões más, e andar no Espírito, que produz o amor, a delicadeza, humildade, paciência e a bondade.
Fazendo isso, viveremos uma vida fazendo a vontade de Deus. É necessário ficar em paz com Deus, sem nenhuma culpa e mancha perante o nosso criador.
É necessário orar e vigiar, pois Jesus Cristo está voltando, para buscar os seus santos.
Arrependam-se, pois é chegado o Reino de Deus!

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncies as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2-9)
“Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos”. (1 Pedro 2.1-2)
1 Pedro 2.11-12

29 comentários:

  1. Gostei muito de ler, foi edificante para mim , tenho 15 anos e tenho percebido que a cada dia que se pass os jovens tem se deixado levar pela voz do inimigo fazendo coisas que pra Deus é abominavel, como jovem eu sei que nao é nada facil viver nesse mundo, quero te todo o meu coraçao agradar a Deus, e quero falar do amor dele para muitos jovens que precisam ouvir que a palavra de Deus é verdade, e que Deus os ama muito so abomina o pecado deles, e que ainda há tempo de se arrepender, quero que minha geração seja marcada por coisas Boa e agradaveis ao olhos de Deus, e não um geraçao de pecado que tem se rendido ao inimigo. Que Deus te abençoe Pastor *-*

    ResponderExcluir
  2. A Paz do SENHOR Raylson

    Prezado irmão.

    Pesquisando na web enquanto preparava uma palestra para adolescentes aqui em Salvador encontrei o seu blog e esse post. Tomei a liberdade de usá-lo como base para a palestra que em Nome do SENHOR JESUS estarei ministrando nesse domingo, é claro com os devidos créditos impresso para que os adolescentes ministrados possam acessar o seu blog e conhecer o seu trabalho.

    Já estou te seguindo (rsrs).

    Um abraço

    DEUS muito abençoe você no Nome de JESUS!!

    Robespierre
    http://cartasdocaminho.blogspot.com
    PS: Vou re-publicar o texto da palestra no meu blog

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por terem gostado pessoal, isso só incentiva a continuar meu trabalho. Glória a Deus por isso!
    Que Deus abençõe todos vocês!

    ResponderExcluir
  4. ola querido amigo. seu blog esta muito legal que DEUS TER ABENÇOE.
    VISITE O MEU BLOG DIARIAMENTE.
    HTTP://GRUPOCRISTA.BLOGSPOR.COM
    HTTP://MUNDIALDAPAZ.BLOGSPOT.COM
    HTTP://ASSECRI.BLOGSPOT.COM
    DEUS VAI TER ABENÇOAR...

    ResponderExcluir
  5. Olá, a paz do Senhor!
    Assim como você, também tenho 16 anos e estava precisando de uma mensagem como essa para levar a um grupo de louvor adolescente do qual Deus tem me incubido a responsabilidade de líder. Você com certeza foi inspirado pelo Espírito Santo ao escrever esta reflexão. Que o nosso Deus continue o abençoando com mais mensagens abençoadas como esta...

    Ana Glória, Natal/RN

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado Ana Glória, que Deus abençoe você em esse seu trabalho com os adolescentes ai de Natal.
    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  7. nossa gostei muito dessa palavra de deus espero aprender mas e mas sou nova convertida preciso muito aprender cada dia mas e conhecer mas as coisas.
    eu quero ficar firme e forte bjs ,.!!!!!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor ALYNE...
    Muito obrigado pelo incetivo, que Deus a ajude a continuar firme nos caminhos dele para sempre.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. tenho um broguinhu (é como chamamos no meu grupo) está em contrução ainda, eu gosto de colocar mensagens como essa para os adolescentes,eles entram com frenquencia para ver o q há de novo, e eu sei que está faltando muita coisa! gostaria de saber se estou liberada para dar um ctrl C no seu estudo?
    fico no aguardo!
    que Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor Danna...
    Parabéns pela iniciativa de criar um Blog para os adolescentes. Com certeza você está autorizada para copiar os estudos e artigos desse blog. Só não esquece de dar uma moralzinha pra mim, citando a fonte, rsrs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. oi raylson muito bom esse estudo ,estava pesquisando sobre a nossa contuda aqui no mundo e encontrei seu blog , falou muito ao meu coração obrigada!!!!Deus abencoe .
    Djania dantas
    Danbury-usa 02 de novembro de 2010

    ResponderExcluir
  12. A paz Djania...
    Fico muito grato pelo seu comentário
    Que Deus continue te abençoando também!

    ResponderExcluir
  13. COMO DEVEMOS SE COMPORTA COMO CRISTÃ? MIM RESPONDA POR FAVOR PRECISO DA AJUDAR DE VC..
    OBR.
    DEUS ABENÇÕE VCS..

    ResponderExcluir
  14. AMEM MUITO ESSAS PEQUENAS PAVALAVRAS SUA QUE DEUS TE ABENÇÕE MAS É MAS..MIM RESPONDA POR FAVOR O QUE É SER JOVEM?

    ResponderExcluir
  15. O que nos devemos fazer para crescer na obra de Deus?
    mateus ves 11 cap 28 vinde a mim todos que estão cansado é oprimindo eu vos aliviarem..
    fique na paz

    ResponderExcluir
  16. A PAZ. QUANDO O SONHO SE DESFAZ DEUS RECONTROI ..
    QUANDO VC DIZ NÃO VOU COMSEGUIR DEUS DIZ FILHO NÃO TEMA EU ESTOU COMTIGO..

    ResponderExcluir
  17. Anônimo...
    Como se comportar como um cristão? Lembre-se sempre de que você deve ser a mesma em qualquer lugar, deve ser sempre um exemplo para os fiéis e para os ímpios, não se deixando influenciar, e pelo contrário, influenciado pelo sua maneira de ser e de viver, e de se comportar.
    Raylson...

    ResponderExcluir
  18. Anônimo...
    Ser um jovem cristão? É a melhor fase da vida... Saiba se divertir com coisas saudáveis,sempre nos caminhos do Senhor...

    ResponderExcluir
  19. ei se tiver MSN peço que me adicione pois preciso falar muito com você
    miqueiasinfinity2014@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. oi raylson...seu blog é mto bom,gostei bastante e m ajudou muito...gostaria d poder falar contigo mais vezes...m adiciona no msn yolamarlene@live.com.pt por favor sei k vais pder m ajudar mto.bj k Deus continue t abençoando.

    ResponderExcluir
  21. estou ensinando
    na EBD, e gostei do conteudo,
    irei aplica-lo aos jovens cristão.

    ResponderExcluir
  22. Todos tem permissão de usar esse artigo, mas dão uma moralzinha né colocando os créditos, rsrs
    A paz do Senhor e Abraços!!

    ResponderExcluir
  23. Olá ..

    gostei muito do que li, que Deus continue te abençoando e vc contiue abençoando todos nós atraves desse blog!!! tenho 17 anos sou de BH MG, Queria deixar um testemunho pra todos. acordei pra jesus agora, sou evangelico desde quando nasci. cresci em um lar cristão mas ia na igreja por obrigação, custume sei la...
    sou de uma igreja Batista, sou musico e sou do ministerio de louvor de minha igreja. e Deus me despertou pra uma nova vida atraves de uma célula. la descobrir q nao estava fazendo nada para Deus, q indo na igreja, tocando violão no louvor, nao valeria de nada se eu não testemunhasse o q Deus fez por mim e por nós e o q ele ainda tem feito. muitos pensam q evangelizar é sair de sua cidade, pais, para falar de Jesus, assim como eu pensava. mas comecei q eu podia fazer tudo isso bem mais perto do q pensei. na minha vizinhança, na escola, no meu trabalho, na minha propia casa...
    e Deus tem me abençoado muito, agradeço a ele por ter me dado essa nova visão de vida. então eu falo pra vcs: comece a falar de Jesus ond estiver com seus amigos, seus familiares, seus vizinhos... Não deixem para amanha quando ja estiverem mais velhos. sou adolescente e sei como é dificiu seguir a jesus, ser um cristão reto. mas graças a deus hj tenho uma vida diferente e desejo para todos. coloque Deus no centro de sua vida, e em tudo o q forem fazer!

    Q Deus abençoe a todos...

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Graça e Paz amado, louvo ao Senhor JEsus por sua vida, um jovem com esta sabedoria dada por Deus está colaborando em muito para obra do Senhor.
    Estou comunicando que estarei utilizando seu texto e divulgando esse estudo no nosso blog aqui em cuiaba. A paz do Senhor

    http://partilhandoaheranca.blogspot.com/

    ja estou te seguindo

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado irmão Julio por compartilhar meu artigo em seu blog. Fico muito feliz por ter gostado.
    Que Deus possa continuar nos abençoando, pois como você disse, Só Ele é a fonte de toda Sabedoria.
    Abraço para todos!!!

    ResponderExcluir
  26. A paz do Senhor amado, sou líder dos adolescentes da nossa congregação e fiquei muito feliz com o que li, pois é assunto que cai na revista da escola biblica e vou passar para eles o li para deixar a aula mais rica. Abraços.

    Silvio.

    ResponderExcluir
  27. A paz do Senhor amado, fiquei muito feliz com o que li, sou lider dos adolesçentes da nossa congregação e é algo a mais e importante para acrescentar na escola biblica,pois nesse próximo trimestre fala sobre conduta. Abraços.

    Silvio.

    ResponderExcluir
  28. Que bênção meu irmão Deus te abençoe mais e mais.
    Eu sou prof° da escola dominical e este blog é uma dais principais fontes para enriquecer minha aula.

    ResponderExcluir
  29. tomei a decisão de utilizar seus posts como ideia para os meus blogs. se quiser me seguir ficarei muito feliz, afinal somos anunciadores de boas novas e se deixar um comentário, melhor ainda!!!
    os links são: www.espacoradicalteen.blogspot,com , www.geracaoplanetateen.blogspot.com www.uaadt.blogspot.com , www.uaadtsomosessauniao.blogspot.com vem ve!!!

    ResponderExcluir