terça-feira, 19 de maio de 2009

Alguns erros que os cristãos cometem...



Não sou nenhum professor de Português nem Doutor em Teologia, mas em nossos cultos, temos cometido e vemos erros gramáticos e bíblicos. Creio que algumas pessoas não sabem, ou outras, até mesmo esqueceram-se.
Vou mostrar para vocês alguns desses erros, para oferecermos um culto racional ao Senhor e também gramaticalmente e biblicamente correto, ou pelo menos, mais correto.

Eu saldo a igreja com a paz do Senhor!
Onde está o equivoco nessa frase? Na palavra Saldo.
O que seria saldo? Saldo é a diferença entre o débito e o crédito (e vice-versa) de uma conta. Mercadoria que sobrou ou foi vendida. Resultado.
O correto seria: Eu saúdo a igreja com a paz do Senhor!
O que seria saúdo? Este palavra é variável de Saudação, e significa: expressão ou gesto de cortesia ou de felicitação; expressão ou gesto de respeito.

Eu comprimento a igreja com a paz do Senhor!
Onde está o erro? Na palavra comprimento.
O que seria comprimento? De acordo com o dicionário, seria uma dimensão longitudinal de um objeto de uma extremidade à outra; tamanho.
O correto seria: Eu cumprimento a igreja com a paz do Senhor!
O que seria cumprimento? Essa palavra tem dois sentidos: Acto ou efeito de cumprir, saudação, gesto de cortesia. Nesse caso, o ultimo seria o correto.

A bíblia diz: Não cai uma folha da árvore, sem a vontade de Deus!
É claro que é tudo pela vontade de Deus e é claro que é Deus que controla a natureza. Mas dizer que a bíblia cita essa frase é um grande erro. Na minha bíblia nem na sua você vai encontrar essa frase, por isso, cuidado ao falar que a bíblia diz!

A bíblia diz em João 6-33: Eu venci o mundo, e vós vencereis.
Tenho-vos disto isto, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 6-33.
Observe que no versículo bíblico não se encontra: Vós vencereis. É um erro acrescentar palavras em versículos bíblicos.
Mais isto não quer dizer que é errado dizermos que somos vencedores.
Em 1 João 5-4 diz: Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8-37

“O dinheiro é a raiz de todos os males”
Devemos olhar todo o contexto de um versículo, ler a bíblia com a devida atenção, para depois tirarmos nossas conclusões. E é nisso que muitas pessoas e pregadores têm errado.
O dinheiro, é importante e necessário para nossas vidas, segundo a bíblia, o errado é quando passamos a ter amor e cobiça pelo dinheiro, querer cada vez mais e mais.
Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos. 1 Timóteo 6-10.

A bíblia diz: Esforça-te, e eu te ajudarei
Novamente, o erro é acrescentar palavras em versículos bíblicos. Esta expressão: Esforça-te, aparece muitas vezes na bíblia, mas nunca acompanhada do complemento: Eu te ajudarei.
Esforça-te e tem bom ânimo Js 1-6 a
É claro que também não restam dúvidas de que Deus ajuda as pessoas que se esforçam.
Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude este livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for.” Josué 1-8,9.

Sejamos examinadores, e fiquemos com o que é bom.

3 comentários:

  1. Agradeço pela postagem,concerteza vai ajudar muitas pessoas.

    Forte Abraço

    Jonatas Braulio - 16 anos .

    ResponderExcluir
  2. Exato, muitas pessoas dizem "saldo", o correto é "saúdo".
    "saldo" vem de saldar
    e "saúdo" de saudação.

    ResponderExcluir
  3. Exato, muitas pessoas dizem "saldo", o correto é "saúdo".
    "saldo" vem de saldar
    e "saúdo" de saudação.

    ResponderExcluir