sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um esclarecimento sobre a "Santidade".



Quando se fala a respeito de ser “santo” muitas pessoas costumam ter pensamentos e conceitos equivocadas quanto a isso. Em suas mentes está internalizado o conceito de que ser “santo” é: Pessoa perfeita, que não comete de maneira alguma, um erro.
Vou te explicar porque segunda as escrituras sagradas este tipo de pensamento está equivocado! É bom lembrar que a bíblia fala que não existe no mundo ninguém que faça sempre o que é direito e que nunca erre (Ec 7-20). Além disso, somos seres humanos e aquele que diz que não peca, é mentiroso. Convenhamos, se ser santo é ser perfeito, nesse caso seria impossível para algum ser humano.
Mas o problema é que segunda as escrituras sagradas, o significado de ser santo é muito diferente do que essas pessoas pensam. Haja vista que se fosse impossível ser santo, Deus com toda a sua onisciência não diria: Sede santos, porque eu sou santo.
Primeiramente é necessário reformular a sua mente e entender o que significa ser santo. O Apóstolo Pedro nos ensina que ser santo é: Não seguir os maus costumes deste mundo, pertencer somente a Deus e ser completamente dedicado e fiel a ele. (1 Pe 13-25)(Lv 11-44.45).
Amados, nós precisamos lutar para sermos santos, porque sem isso, ninguém verá o Senhor (Hb 12-14 e 1 João 3-1.9). Precisamos fugir de todos os desejos da nossa natureza humana e deixar que o Espírito Santo dirija a nossa vida, porque o que o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade e o domínio próprio.
A santificação é a condição para se receber as bênçãos espirituais (Jd 3-5.2 e 2 Cr 7.-14). Em Ezequiel 24-12, Deus disse ao seu povo “Te purifiquei e tu não te purificaste...”, em outras palavras, Deus fez a parte dEle, mas o povo não se importou em colaborar com o Senhor, perdendo as bênçãos que lhe estavam preparados. Que fique de lição para nós!
Queridos amigos, vale a pena lembrar que ser santo não é ser exagerado, extremista e se preocupar com coisas sem sentido, se tornando um verdadeiro fanático e com isso, agindo de forma exagerada. Quer exemplos? Falar baixinho, se distanciar das pessoas do mundo (devemos deixar que as pessoas vejam as boas ações que há em nós), maneira de vestir, etc.
A santificação trás muitos benefícios. Primeiro ela o faz desfrutar de uma comunhão com o Senhor, o que em si já é maravilhoso. Santifique-se! Deus quer que você seja cheio do Espírito Santo, e isso só acontecerá depois que você virá as costas para o mundo e ficar de frente para Jesus (Tg 4-4.8).
Portanto, que fica esclarecido que ter uma vida santa é ser separado para o Senhor, amando e buscando-o em primeiro lugar, acima de todas as coisas. Haja vista que, santidade é como uma escada, e que cada vez que você sobe um degrau, o Senhor te diz: “Sede mais santos ainda” (Ap 22-11).

Fonte de pesquisa: Livro “Adolescentes S/A” do Pr. Ciro Sanchez Zibordi.

Um comentário:

  1. Rayson-Apaz do Senhor amado irmão fiquei muito feliz em ler parte do Seu trabalho pois ainda não tive tempo de ler todas as postagens.
    Sabendo que voce é um leitor dos escritos do Pr-Ciro Zibordi quero parabenizalo pois foi de sua parte uma excelente escolha,e, muito obrigado pela sua vizita ao meu blog, Não leve em conta os erros, pois estou aprendendo a digitar,e a minha profição e a mesma que tinha os apóstolos-Pedro, Tiago, João André,um grande abraço, continui lendo ,pensando em ser um grande ensinador amanhã. A igreja preciza de ensinadores.

    ResponderExcluir