quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pecadinho e Pecadão. Existe diferença?

Se uma pessoa mentir, pecará da mesma forma que uma pessoa que matar?

Se uma pessoa desobedecer os pais, pecará da mesma forma que uma que adulterar?

Se uma pessoa roubar 1 real, pecará da mesma forma que uma pessoa que roubar 1 milhão de reais?

Pela lei brasileira, uma pessoa não seria presa se mentisse, mas seria julgada e condenada a anos de prisão, se matasse alguém. Pela sociedade, há uma enorme diferença entre matar e mentir.

Mas o que as escrituras sagradas dizem sobre isso? Há diferença entre matar e mentir, entre desobeder e adulterar e entre roubar R$1,00 e R$100.000?

A resposta é não, nesse caso não existe diferença. Segundo a bíblia, por causa desses atos pecaminosos, as pessoas deixarão de entrar no Reino de Deus.

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. ( 1 Coríntios 6-9,10).

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. ( Apocalipse 21-8).

Estive conversando com meu amigo André Gomes Quirino e ele me lembrou uma coisa muito importante: Há muita diferença entre as pessoas que sabem que estão pecando e continuam no erro, e entre as pessoas que não sabem se o que estão fazendo é errado.

O apóstolo João escreveu: "Se alguém vir pecar seu irmão pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado, que não é para morte” (1 João 5:16,17)

Este versiculo e o contexto diz que o pecado que não se deve orar , ou pecado para morte é o pecado que os que se afastaram cometem, escarnecem ou até mesmo zombam de Deus. A estes devemos deixar nas mãos de Deus.


Mais alguém vai comentar: "Eu se eu me arrepender". Bom, isto já é outro assunto.
Haja vista que a biblia fala que a blasfêmia contra o Espirito Santo não será perdoada.

"Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir" (Mateus 12:30-32).

A paz do Senhor ...

Um comentário:

  1. O desejo de nosso Deus é que não pequemos pois a palavra diz que o pecado é que separa o homem de Deus e o seu salario é a morte(espiritual), lembremos daquela passagem da mulher adultera que foi trazida a Jesus, o que Jesus disse à ele antes que a mesma fosse embora? " Vá e não peques mais ". Jesus podia ter dito;-Vá e não adulteres mais, ou não roube mais; Mas não foi isso que ocorreu,né?!?!?
    vamos lembrar de alguns versiculos:
    "Sem santidade ninguem verá à Deus"
    "Sedes santos por que Eu sou santou"

    ResponderExcluir