sábado, 18 de julho de 2009

Humildade nos pensamentos e nos atos!



O Apóstolo Paulo nos ensina a sermos imitadores de Jesus Cristo e também dele. Uma das características mais marcantes de Jesus era a sua humildade. Ele próprio diz em Mateus 11-29: "Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde, e vocês encontrarão descanso". Jesus nos deixou um grande exemplo de humilde quando lavou os pés dos seus discípulos. A nossa natureza humana deseja que sejamos sempre orgulhosos e vanglorizados. Muitas das vezes, nos exaltamos porque levamos vantagem em aparência, coisas ou posição. Muitas das vezes, não aceitamos sermos reservas, queremos sempre as melhores posições ou coisas por nos acharmos autos-suficiente.
O livro Verdade Desplugada do Cook Communications Ministres nos fala que o orgulho eleva-o, e quando você menos espera, te derruba. Num instante, você pensa que conseguiu tudo ou que é o melhor, e depois vê tudo dando errado, porque Deus não aprova a soberba.
Em Felipenses 2.3-4, o Apóstolo Paulo inspirado por Deus nos diz: " Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios, mas sejam humildes e considere os outros superiores a vocês mesmos".
Jesus Cristo tinha a natureza de Deus, mas nem por isso tentou ficar igual a Deus. Os mestres da lei e os Fariseus gostavam de ser cumprimentados com respeito e de serem chamados de "Mestre" (Mt 23.7).
Jesus Cristo contou uma parábola para os que achavam que eram muito bons e que desprezavam os outros:
- Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu,e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: "Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho".
- Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: "Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!"
E Jesus terminou, dizendo:
- Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

Solução:

Para se livrar do orgulho é necessário deixar que o Espírito de Deus controle a sua vida (Gl 5-16). Porque o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência,a delicadeza, a bondade, a humildade e o domínio próprio. (Gl 5.22,23).

2 comentários:

  1. Olá meu querido! Graça e Paz!
    Estava passando e conhecendo alguns novos blogs e gostei do seu por ter edificações biblicas. Aproveito para convidar-te a ir na minha página também.. Com certeza o Espírito de Deus falará com vc.
    Myllena Carneiro
    www.comendomana.blogspot.com
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Ah! E já estou seguindo seu blog, aproveite a sua visita para fazer parte da familia de Cristo lá tbm..
    Abraço!

    ResponderExcluir