terça-feira, 12 de outubro de 2010

O cuidado com as letras das músicas

São muitas coisas que vêm acontecendo em nossas igrejas atualmente, e hoje eu gostaria de falar sobre as letras que estão sendo cantadas em nossos cultos. São coisas como essas que vão ficando tão comum que as pessoas nem se tocam e já acham que é o correto.

Em primeiro lugar, devemos nos prezar e não acreditar em tudo que lemos e ouvimos, pois por mais "confiável" que seja o pregador ou cantor, eles não são como a Bíblia, nossa fonte infálivel de verdade e defesa da nossa fé.

Umas das coisas que vêm acontecendo e que não é por agora, há todo uma história por trás disso, quando o Teocentrismo foi sendo substituído pelo Humanismo, ou seja, Deus deixa de ser o centro de tudo e o homem se torna o centro de todas as coisas, onde só é levado em conta às necessidades e desejos do homem.
É não é novidade, porque se você parar pra pensar e começar a examinar as pregações e canções de hoje em dia, verá que essa é a mais triste e simples verdade. Todas as letras voltadas para os desejos do homem, e Deus é colocado como um simples "Papai-Noel" em que só existe para atender os nosso pedidos, e nada mais.

Para ficar mais fácil entender, colocarei uma análise de uma letra de uma música feito pelo Leonardo Galdino:

Se tentaram matar os teus sonhos
Sufocando o teu coração
Se lançaram você numa cova
E, ferido, perdeu a visão
Não desista, não pare de crer
Os sonhos de Deus jamais vão morrer
Não desista, não pare de lutar
Não pare de adorar
Levanta teus olhos e vê:
Deus está restaurando os teus sonhos
E a tua visão
Recebe a cura
Recebe a unção
Unção de ousadia
Unção de conquista
Unção de multiplicação

Análise

A música fala sobre uma pessoa que está sendo ameaçada de ver os seus sonhos mortos e o coração sufocado; que foi jogada ferida e sem visão dentro de uma cova. A autora, então, encoraja tal pessoa a não desistir; a não deixar de crer; não parar de lutar, de adorar; a levantar os olhos e ver que Deus está restaurando os seus sonhos e a sua visão, pois “os sonhos de Deus jamais vão morrer”. A seguir ela declara que a pessoa receba a cura e a unção de ousadia, de conquista e de multiplicação.

A começar pelo título a música já comete um erro teológico gravíssimo: o de afirmar que Deus sonha. Essa afirmação (“os sonhos de Deus jamais vão morrer”) não encontra sustentação bíblica nem teológica. Quando afirmo que Deus “sonha” eu estou tirando-O da sua posição de soberania e reduzindo-O à categoria de ser submisso. Deus não sonha, Ele age (“E disse Deus: ‘Haja luz’. E houve luz” – Gn 1.3); Deus não sonha, Ele determina (“Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda” – Sl 139.16). Portanto, devemos ter muito cuidado em atribuir metáforas a Deus que não se harmonizam com os seus atributos.

Esse erro que acabamos de detectar puxa um outro, que é o de tornar Deus passivo na história e o homem senhor dela. Note que, na música, o sujeito não é Deus, e sim, o homem. Ou seja, para que as coisas aconteçam é preciso que você, e não Deus, tome a iniciativa. Esse pensamento, que na realidade é uma doutrina, é conhecido como “Confissão Positiva”, que prega que você deve ter um pensamento positivo para ser vitorioso. A autora apela para os sentidos do ouvinte, e não para a razão, ao usar palavras como “sonho”, “coração”, “visão”, “cura” e “unção” para indicar que atitude se deve tomar diante das dificuldades. Além disso, parece haver aqui uma pitada de “batalha espiritual” (“não desista, não pare de lutar”), que é um tema bem presente nos grupos denominados neopentecostais.

E não para por ai, o irmão Cláudio Ananias, também fez a sua análise:
Nestes dias em que temos recebido uma avalanche de mensagens motivacionais, o que chamamos de auto ajuda, com uma quantidade surpreendente de livros, palestras e pregações com essa mesma temática, a música não poderia ficar de fora. Outro dia, participando de um culto em minha congregação, pude contar 7 hinos enfatizando a importância do homem, em detrimento de uma mensagem que enfoque a pessoa de Cristo. Essa constatação é muito séria, principalmente quando se está num ambiente mais que propício para se falar a respeito de Jesus. E tenho constatado esse fenômeno em outros cultos, em diferentes igrejas e denominações.

Vou listar algumas expressões encontradas nestas músicas que algumas pessoas erradamente chamam de hinos:

1. Restitui, eu quero de volta o que é meu...
2. Olha pra mim Senhor (3x), pois eu preciso do teu olhar...
3. Mas eu tenho uma palavra para te dizer, Deus dará de volta tudo pra você...
4. Mas eu declaro que chegou a hora e Deus vai tirar você desse vento...
5. Você é um escolhido e a tua história não acaba aqui, vão dizer que você nasceu pra vencer, que já sabiam por que você tinha mesmo cara de vencedor... você no palco... mas minha vitória hoje tem sabor de mel
6. Não pare de lutar, é hora de vencer
7. ... traz solução, tudo que pediu e esperou, receba agora em tuas mãos, pode colher que os frutos da fé agora brotaram..
8. Em tempos de guerra nunca pare de lutar, não baixe a guarda nunca pare de lutar... recompensa vem sem demora –
9. Eu sei que chegará minha vez, minha sorte ele mudará diante dos meus olhos –
10. Acredite é hora de vencer... Campeão, vencedor, Deus da asas... Chega de ficar dizendo que não é ninguém...

São muitas as musicas com esse perfil, por isso não vou me estender comentando ou citando outras, coloco-as apenas para instigar no leitor uma reflexão: estamos substituindo os hinos de louvor e adoração a Deus por mensagens motivacionais?

------------------------------------------------------------------------------
Deu para entender? Mais você pode estar me perguntando: Então é errado eu dar uma palavra de encorajamento e motivação para um irmão que está passando por lutas materiais e espirituais? Não, claro que não.
Devemos ter cuidado com o excesso dessas letras, é o que infelizmente tem acontecido em nossas igrejas atualmente.
Muitas das vezes só é cantado esses tipos de músicas, e Jesus que é Bom mesmo, quase nada ou até mesmo nada!


Que a Graça de Deus seja com todos!

Um comentário: