segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Deus se arrepende ou não?

Afinal, Deus se arrepende ou não?

(Nm 23:19) Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa

(Gn 6:6-7) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra.

Como explicar e harmonizar essas passagens Bíblicas? Na primeira vemos as características de Deus, no qual fala de que ele jamais se arrepende. Mas levando em conta esses fatores, porque em Gn 6.6 fala que Deus se arrependeu de ter feio o homem?

Pra começar, cada passagem dessas, o sentido do verbo arrepender não é o mesmo, a língua portuguesa traz no mínimo 3 definições para o verbo arrepender e cada uma com um sentido diferente.

No caso de Gn 6.6 a verdadeira interpretação é que Deus já não tinha mais prazer na sua obra, pois o homem se tornara desagradável a Ele por causa do pecado.

De igual modo, quando Deus diz que se arrepende, desviando o mal com que o ameaçara, isso significa que Deus não mandou o mal por ter esse alguém se humilhado, como se vê dos casos de Nínive e de Zedequias.

Um comentário:

  1. Anônimo disse... Quem ler com atenção o Cap.6.5-8, do liv. de Gn, a respeito do Seu arrependimento, cujo conteúdo é descrito, e procura eufemizar a proposta de Deus, fica muito dificil acreditar na importância que o texto sagrado nos ensina, muito menos nos pregadores do evangelho. Chega de proselitismo e tergiversação, vamos ensinar a Biblia, como está esrito em Jr.3.15, E vos darei pastores, segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e sabedoria. E não com doutrinas sem começo e sem fim.

    4 de agosto de 2010 08:25

    ResponderExcluir