segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

É correto um pregador cobrar (às vezes, muito alto o valor) para pregar?

Cobrar altos caches para pregar?

O verdadeiro pregador não trabalha com o sistema de cachê, mas aceita uma oferta, haja vista os custos com deslocamento, o tempo empreendido, o distanciamento da família (na maioria dos casos, os convites não são extensivos à família), a ausência na igreja local, desgastes outros, etc. E, como o termo oferta sugere, não existe valor estabelecido. Fica a critério da igreja, que deve contribuir com liberalidade, valorizando o ministério da Palavra sem que haja a necessidade de estabalecimento de cachê por parte do pregador (1 Co 9.9-14). - Opinião do Pastor Ciro Sanches

Portanto, todo pregador tem suas despesas como passagens ou gasolina, estadia e alimentação, que no caso, a igreja poderia ajudar com essas despesas, pois para um pregador envolve gastos. Agora cobrar altos caches é algo que não tem base bíblica, pois ninguem deve fazer do evangelho um comércio. Certos pregadores chegam a ganhar média de 5000 por domingo, (colocando que ele prega domingo em domingo), no caso ne um mÊs que tenha 4 domingos, o pregador faturará 20 mil reais, muito dinheiro não acha? Poucos no Brasil ganham bem assim.
É insignificante quando analisamos o que está por trás desta prática, o grande problema é que a igreja evangélica está criando como o mundo, astros, estrelas, mega-pregadores...temos seguido os moldes do presente século, e nos afastado da simplicidade que há em Cristo Jesus, em tempos remotos, tínhamos pregadores que amavam o rebanho, e se sacrificavam para conquistar para Cristo almas, e não dinheiro, ministério pastoral era acima de tudo RENÚNCIA, hoje infelizmente tem se tornado fonte de orgulho, soberda, vaidade e lucro. Atualmente, temos exemplos de pregadores que só veem caso receba o alto cache antecipado e que o hotel tenha ar-condicionado e que esteja em excelentes estados e, além de exigir uma ótima alimentação. (Opinião encontrada na internet)

Temos uma história interessante e outro caso que acontece, quase mudando de assunto:

Um Pastor foi confudido por nome de Silas, e acharam que ele era estrela nacional e chegaram a oferecer todas as melhores condições para ele e uma excelente oferta. Mas quando descobriram que ele não era o famoso silas, descartaram e o desprezaram. Ele disse:

"Meus irmãos esse ocorrido me fez ver que quanto mais famoso você for, mais honras você recebe, como se a honra estivesse na fama e não na pessoa. Eu não tenho nada contra o pregador ou cantor receber uma oferta por ir a uma igreja para ministrar, o que eu não aceito é essa cobrança que se anda fazendo por aí. Pregadores e cantores cobrando para ministrar e cobrando alto, exigindo coisas que não tem lógica".

PREGADORES NENHUM É MELHOR QUE O OUTRO, DEUS USA CADA UM DE UMA FORMA E TODOS MERECEM SER TRATADOS DA MESMA FORMA, POIS O DEUS QUE USA É O MESMO. PORTANTO, SÃO DOIS CASOS QUE VEM ACOTECENDO NAS IGREJAS ATUALMENTE, E É NECESSÁRIO MUDAR.

RAYLSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário