domingo, 10 de janeiro de 2010

Tattoos e Piercings: É lícito para um cristão?

Tatuagens e piercings podem existir de vários formas e modelos. Podem ser estrelas, tribais, ideogramas japoneses ou mesmo nomes escritos em diversas partes do corpo como juras de amor. Estão no umbigo, na orelha e até mesmo na língua. Fato é que tanto as tatuagens quanto os piercings estão na moda, principalmente entre os jovens, que mais fazem o uso desta prática. Mas a questão de hoje é a seguinte: A bíblia condena esta prática para um cristão? Um jovem crente pode ou não fazer uso dessas práticas?

Os defensores desta prática dizem que no Antigo Testamento há condenação para esta prática, mas analisando o contexto eram marcas feitas para entidades satânicas. Outro ponto de vista defendido por eles é que Deus está interessado somente em seu coração, portanto aparência é o que menos importa. Dizem ainda que não há nenhuma passagem no Novo Testamento que condena o uso de tatuagens e piercings. O que você acha disso?


As tatuagens e piercings existem há mais de 3 mil anos. Arqueólogos e pesquisadores encontraram indícios de tattos nos povos egípcios, nos nativos polinésios, nas Filipinas, na Indonésia e na Nova Zelândia. A prática de marcar o corpo na antiguidade sempre esteve ligada ás culturas pagãs, como forma de reverência às suas divindades. Os golpes e talhos na pele eram impostos porque identificavam as pessoas como discípulos dos deuses pagãos.

No Antigo Testamento Deus condenou severamente esta prática. "Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne, nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor".(Levítico 19.28). Segundo o comentário Bíblico de Normam Chanplim a palavra "marca" vem do hebraico e significa incisões ou tatuagens, ou seja, os israelitas foram proibidos de receber qualquer tipo permanente de marca no corpo, que era uma prática comum das culturas pagãs da época.
E se na antiguidade as tatuagens e piercings tinha um significado idólatra, de uns anos para cá elas foram sinônimos de rebeldia e marginalidade. Se não há nenhuma passagem que condene esta prática no Novo Testamento, a Bíblia pelos menos é clara ao dizer que: A vida cristã implica não amar o mundo nem o que nele há, tampouco conformar-se com a sua filosofia. E “mundo” aqui denota “o modo de viver das pessoas ímpias” ou “o sistema dominado por Satanás”. A tatuagem é própria desse mundo que tem o Diabo como príncipe.

Vale lembrar que tatuagens e piercings tem riscos à saúde

O interesse pelo uso do piercing, decorrente da curiosidade e do desejo de seguir a moda do seu grupo, tem trazido sérios riscos de saúde para os adolescentes. O tempo de cicatrização varia de acordo com a região do corpo e, se não for bem colocado e mantido sob cuidados higiênicos, ele pode provocar complicações, desde reações alérgicas até AIDS. Na maioria das vezes as bactéricas ou fungos podem gerar uma inflamação no local, em que se forma uma granuloma ou verruga, é necessário uma microcirurgia.
Médicos Alertam: Os primeiros sintomas são sensação de queimação no local, vermelhidão, seguidas de dor local, inchaço e formação de pus. Nesse caso, não se deve tentar retirar o piercing, mas, sim, procurar, com urgência, um médico, que saberá adotar o procedimento adequado para evitar mais complicações. Achar que se trata de um desconforto passageiro e ignorar os sintomas pode levar ao agravamento da infecção.

Nosso corpo é templo do Espírito Santo, e nosso corpo pertence a Deus(1 Coríntios 6.19). Não devemos destruir o corpo que Deus nos deu, e muito menos colocar ele a correr sérios riscos de complicações.
A verdade é que muitos perigos vêm tentando fazer parte da vida cotidiana da igreja cristã nos últimos dias. Então, é necessário fazer uma reflexão profunda quanto ao que se recebe como legal e em oposição a ortodoxia bíblica.

Fonte: Revista Geração JC e Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário