quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O que Jesus quis dizer com a Afirmação em Mateus 18.7-9?

Se a tua mão ou o teu pé te fizer pecar, corta-o, lança-o de ti, é melhor entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno . E, se teu olho te fizer pecar, arranca-o e lança-o de ti, é melhor entrar na vida com um só olho do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo." – Mateus 18, 7-9

Campinas - Um jovem de 22 anos foi socorrido ao Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC de Campinas depois de cortar o próprio pênis e a mão direita. Segundo o relato de um vizinho, que ajudou a socorrê-lo, o ferido dizia que Deus mandou ele se mutilar.
"Ele repetia que 'Foi Deus que mandou. Foi Deus que mandou'", conta o vizinho, o sapateiro Norival Machado, 65 anos, que ajudou o irmão da vitima a transportar o ferido em seu próprio carro até o hospital.
"Estava tudo ensanguentado na casa. Uma coisa horrível", disse Machado. "Tinha uma faca, os membros do moço jogados no chão e uma Bíblia aberta em cima da mesa", lembra ele. A família não quis comentar.
O jovem foi levado pelo irmão ao hospital no domingo a tarde. No momento da automutilação, ele estava sozinho em uma casa de fundos, localizada no Jardim Londres, em Campinas.
O rapaz recebeu alta do setor de ortopedia do hospital, que não conseguiu fazer o reimplante da mão. O pênis pôde ser reconstituído pelo setor de Urologia e o jovem deverá ficar mais três dias internado.
O caso foi registrado no 5º Distrito Policial como auto-lesão e a Policia Civil, em greve há 20 dias, não soube dizer se haverá abertura de inquérito
.

Primeiramente, isso é uma metáfora e é interessante estudarmos figuras de linguagem para com a ajuda do Espírito Santo desenvolvermos uma forma melhor de interpretar a Bíblia, pois ela própria é repleta de figuras de linguagem. Mas o que Jesus quis dizer? Que devemos mutilar nosso corpo?

De forma alguma, esse rapaz interpretou essa passagem de forma literal, e acabou cometendo algo lamentável e ainda convicto de que Deus mandara.

Acontece que devemos remover as pedras de tropeço que nos fazem pecar. Isso não quer dizer que devemos mutilar nosso corpo. Para a Igreja, isso significa que qualquer pessoa, programa ou ensino que seja uma ameaça ao crescimento espiritual do Corpo deve ser eliminado. Para o cristão, significa que qualquer relacionamento, prática ou atividade que o leve a pecar deve ser imediatamente interrompido. Jesus disse que é melhor ir para o céu com uma só mão do que para o inferno com duas. O pecado afeta mais do que nossas mãos, abala nossa mente e nosso coração.

Ex: Se você tem amizade com uma pessoa do mundo (e você já tentou trazer ela para a igreja, mas ela não quis) te faz afastar do caminho do Senhor, é melhor se afastar dela, do que ir para o inferno.

Fonte: Raylson e Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Um comentário:

  1. Nossa!!! quanta hipocrisia!!! É engraçado quando se aperta um cristão e sua bíblia, como aparece essa palavra "METÁFORA", impressionante... é metáfora aqui, é metáfora alí... onde for conveniente, enfim, vivem num mundo de metáfora!

    ResponderExcluir