segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Vale-tudo gospel e rave gospel: Pode ou não pode?

Algumas igrejas estão adotando estratégias para chamarem a atenção dos jovens da atualidade,rave gospel e vale-tudo gospel já estão entre os métodos utilizados. O problema é que nenhuma dessas ações tem apoio bíblico. Entretanto, há quem se engane. Por isso, cuidado com falsas e aparentes adorações. A igreja nunca é e nunca pode ser um clube ou associação, mas um lugar onde vamos somente para adorar a Deus e agradece-lo pelas bênçãos recebidas.

A Igreja Evangélica Renascer em Cristo em Alphaville, na Grande São Paulo, (a igreja da famosa Bispa Sônia Ernandes) promove seu primeiro campeonato de vale-tudo, esporte de combate que mescla modalidades como boxe e caratê, o mesmo esporte que pratica o cantor de rap gospel pregador Luo e que até virou tema do seu último CD “Música de Guerra”.
Até aqui tudo bem, o espanto é que o campeonato é feito dentro do templo, com ringue colado ao altar. Depois de encerrar as lutas e com o perdedor estirado na lona, o pastor encerra a primeira série de lutas e anuncia o início do culto.(Se a moda pega)


Alguns sites divulgam suas festas de rave gospel anunciando:
SIM... uma super rave electro gospel!! Com Dj's tocando o melhor da música electronica e ministrando sobre a vida de jovens!
Usamos aquilo que temos nas mãos!
"Deus não chama os capacitados... mas capacita os chamados"


É necessários ficarmos atentos quanto a falsa espiritualidade que invade as igrejas, principalmente entre o meio jovem. Essas práticas adotados por pessoas que querem atrair mais e mais jovens para a igreja (“Queremos atrair mais jovens”, disse o bispo Leandro Miglioli em entrevista) pode ser perigosa. O pastor Valmir Nascimento do site comoviveremos.com deu uma sábia opinião sobre o assunto:
Agora vale tudo (desculpem o trocadilho) para atrair adolescentes e jovens para as igrejas?. Será que os fins justificam os meios. Será que o importante é levar as pessoas para a igreja independente do método empregado, mesmo que tais métodos sejam ilegítimos? Acredito que não. Mesmo porque, os jovens do mundo procuram a igreja não é em busca de algo idêntico àquilo que eles já praticavam. Ele buscam a Cristo exatamente por estarem cansados do mundo e fartos das suas práticas. Eles querem algo novo. Estão em busca de alimento para suas almas cansadas e sedentas. Algo que transforme suas vidas. Eles querem algo diferente, novo, e que os faça viver.


Quando os meio utilizados para chamar a atenção dos jovens se chocam com a palavra de Deus e com o Deus da Palavra, "o melhor é sempre ficar na mesma". Quando tal prática não tiver aprovação bíblica, é melhor deixá-la de lado. Não há nenhuma justificativa para aceitar essas formas de entretenimento.
Será que o sacrifício de Jesus na cruz e o poder do Espírito Santo já não basta para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo?

Fonte: Revista Geração JC

Quem quiser ver de perto:



Um comentário:

  1. Bem irmãos…

    Este tema é bastante interessante e ao mesmo tempo delicado de se falar.
    Como Cristão praticante, resgatado do mundo pelo meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, procuro ver as coisas com um olhar mais “espiritual”, ou seja, através do que a bíblia diz sobre tais assuntos que norteiam nosso dia a dia.
    Temos que atentar bem para algumas coisas muito importantes. A Bíblia relata muitas características sobre o inimigo de nossas vidas: Astuto, Mentiroso, Nos Rodeia em todo o tempo, Sabe das nossas fraquezas, etc, etc.
    Temos sim que buscar almas que estão no mundo, mas temos que, para isso, estarmos debaixo de uma graça abundante, de uma unção protetora que nos traga uma blindagem para tais feitos.
    Lemos que ““POR QUE VÃO APARECER FALSOS PROFETAS E FALSOS MESTRES, que farão grandes prodígios e sinais, A PONTO DE ENGANAR ATÉ OS ELEITOS, se fosse possível” (Mt 24.5 e 24).
    Isso mostra o quanto hoje sofremos com igrejas que dizem ser “Cristãs”, mas pregam um Cristo que dá dinheiro, bens, etc… ou seja… falam somente o que o homem quer ouvir… infelizmente.
    Irmãos, temos que ser sábios e estarmos atentos à tudo. Acho que uma Rave Gospel, mesmo tendo uma boa intenção, acaba resultando em alguns problemas, onde a última coisa objetiva é Louvar ao Senhor.
    Para resumir, deixo 2versículos para meditação:

    “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. (1 Coríntios 6 : 12)

    “Não vos torneis CAUSA DE TROPEÇO nem a judeus, nem a gregos, nem à IGREJA DE DEUS.”
    (1 Coríntios 10: 32)

    Não escandalize seu irmão!!!

    Graça e Paz

    ResponderExcluir